domingo, 14 de outubro de 2012

Experiência ERASMUS - Será que se resume só a bagunça?


O post dessa semana foge um pouco da temática desse blog, no entanto, o coloco aqui como uma nota pessoal, que merece ser lida:
Esses dias me peguei assistindo o Albergue Espanhol de novo. Confesso que quando o vi pela primeira vez, já estava vivenciando a minha experiencia ERASMUS, meu colega de quarto Louis, me entregou o filme em um pen drive e disse que era minha obrigação assistir! Pois, eu estava indo à missa sem ler a bíblia, segundo ele.

O filme como um todo é uma representação fiel da identidade juvenil européia, uma mistura de cultura, raça e cor.  Um prato amplo de diversidades, no qual pessoas inacreditavelmente diferentes são capazes de conviverem entre si e trocarem experiencias, seja essas positivas, ou nem tanto.  A história retrata a vida dos jovens contemplados pelo programa ERASMUS, e que devido as condições financeiras vivem juntos sob o mesmo teto.

Particularmente devo dizer: ser ERASMUS é único! Nunca vivi algo igual em toda a minha vida, fora as festas e as lembranças bohemias de um tempo que não volta mais, ser um estudante erasmus, muda qualquer um. Vai bem mais além do que morar longe das casas dos pais, se trata de conhecer o mundo e descobrir na verdade que não existe uma única resposta para uma pergunta, e está tudo bem mesmo assim! Pois, nem todas as perguntas serão respondidas, e essa é, talvez, a melhor parte.

Conviver com gente diferente, faz você nascer de novo para o mundo e mundo para você. Gerações que passam pelo ERASMUS vêm dessa experiência mais maduras, e mais abertas a lidar com futuras diversidades.  

Portanto à aqueles que vão, fica aí a dica:


Nenhum comentário:

Postar um comentário