domingo, 7 de outubro de 2012

Futebol a arte da distração?

O Futebol é uma grande paixão européia como um todo, mas nesses países o esporte movimenta grandiosas cifras. Na Espanha as emissoras de TV de todo mundo pagam grandiosos dividendos pelo direito de transmissão do campeonato espanhol, em especial as partidas de Real Madrid e Barcelona. Os dois gigantes espanhóis movimentam milhões de euros em contratações de jogadores e, apesar da crise espanhola estudos apontam que a presença em estádios, a compra de  produtos e marcas que envolvem o futebol no país não apresentaram queda em suas vendas.

                                              Estádio Camp Nou, Barcelona.
                                     

A Grécia, centro da crise, viu a sua liga perder força para contratar. Os clubes gregos que disputam a Super League, primeira divisão grega, gastaram um total de € 5,9 milhões. Só para ter uma dimensão do tamanho da crise, na temporada 2010/11, o gasto total dos times da liga foi na casa de € 60 milhões. Contudo, a média de público do campeonato grego vem aumentando substancialmente nas últimas temporadas.

Mesmo os três grandes clubes do país, Juventus, Internazionale e Milan, sofreram com a crise. Isso mesmo com todos eles tendo donos que injetam dinheiro, mas em moldes bem diferentes dos clubes da Grécia. Os donos locais, que vivem a crise na pele não possuem tantos recursos financeiros. Seus patrocinadores ainda pagam salários volúveis e patrocínios tentadores. Os torcedores da Lega Calcio, campeonato italiano de futebol não arredaram os pés do gramado.

Em Portugal Porto e Benfica são as grandes atrações do campeonato português. Os clubes de Portugal atraem milhares de brasileiros para tentar a sorte no futebol da terrinha. Mesmo com a crise de desemprego em Portugal, a queda da renda média de consumo os torcedores tem lotado cada vez mais os estádios lusos, representando uma das maiores medias de públicos em toda Europa.

                                                               clássico entre Porto vs Benfica

Mais informações e notícias: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário